SMART é uma sigla que vem do inglês e indica 5 metas que funcionam como um “checklist”, com o intuito de avaliar e verificar as metas de um negócio e a viabilidade delas.
S - specific - específico: seja específico nas suas metas, como por exemplo: aumentar as vendas do meu produto em 10% em até 2 meses.
M - measurable - mensurável: estabeleça metas que sejam possíveis de serem mensuradas, seja com número de vendas, ou com métricas das redes sociais, por exemplo, aumentar em 15% o número de clics na sua página, aumentar em 20% a sua taxa de conversão em vendas, etc.
A - attainable - atingível: é importante que as suas metas sejam possíveis de serem atingidas, para isso é importante conhecer bem o seu negócio e as pessoas que trabalham com você.
R - relevant - relevante: as metas que você estabelece para o seu negócio precisam ser relevantes para ele, devem representar conquistas importantes, como aumento de faturamento, de número de clientes, por exemplo. Metas relevantes estimulam a sua equipe e o desenvolvimento de um bom trabalho.
T - time-bound - tempo: é preciso estabelecer um prazo para concretizar as suas metas, sejam elas de baixo, médio ou longo prazo, para isso é importante ser realista com o que é possível fazer, além disso, ter um horizonte, uma data-limite te ajuda a manter o foco.
Planejamento é fundamental para evitar frustrações e conquistar as metas do seu negócio com foco e objetividade.

