Ideias são sempre bem vindas e eu costumo dizer que anotá-las é um excelente recurso para não esquecer delas. Mas será que toda boa ideia é uma oportunidade de negócio?
A principal diferença entre esses dois conceitos é demanda. Existe uma demanda para a sua ideia?
Normalmente é mais fácil fazer o caminho inverso: perceber um problema, ou uma demanda, desenvolver a solução para este problema e por fim, lapidar essa ideia: testar, colocar em prática e fazer adaptações.
No mundo do empreendedorismo, muitas vezes fazemos o caminho um pouco diferente: temos uma ideia de negócio, e tentamos encontrar quem tem a demanda para essa ideia. Esse é um trabalho muito mais complexo e dispendioso.
Uma boa forma de exercitar o olhar empreendedor é estar atenta. Observar e escutar as dores e queixas das pessoas. Entenda quais são as demandas das pessoas, perceba se essas demandas e queixas são comuns a um grupo específico, se for, pronto! Este é o seu nicho, aí está uma oportunidade de negócio.
Desenvolva solução para este problema, teste, coloque em prática, receba os feedbacks e refaça o que precisar ser refeito.
Esteja atenta, exercite a empatia e a escuta ativa. Sinta a dor do outro e aí está o seu negócio nascendo.